As Forças Armadas egípcias enviaram três aeronaves militares com suprimentos médicos, alimentos e um grupo de 25 equipes de resgate equipadas para operações de socorro.
Além disso, um quarto dispositivo será utilizado para evacuar os feridos e mortos pelo fenômeno meteorológico.
Precisamente, o Departamento da Guarda Costeira da cidade costeira líbia de Tobruk anunciou no Facebook que entregou às autoridades deste país os corpos de 145 egípcios que morreram devido ao impacto do ciclone.
Esta terça-feira, o Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Egípcias, Osama Askar, chegou àquela nação para coordenar a prestação de assistência logística e humanitária urgente.
A delegação trabalhará com as autoridades líbias para avaliar as necessidades das pessoas afetadas pela tempestade e fornecer ajuda adequada, anunciaram os militares.
O presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, conversou ontem por telefone com o chefe do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed Al-Menfi, segundo comunicado oficial.
O texto destacava que o chefe de Estado reafirmou a total solidariedade do Cairo “com o povo irmão da Líbia face às repercussões da tempestade Daniel” e expressou as suas mais profundas condolências.
Por outro lado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros egípcio também anunciou que está a acompanhar de perto as consequências de Daniel, que atingiu, embora com muito menos força, esta nação norte-africana.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros anunciou que está trabalhando com seu consulado localizado na cidade de Benghazi para obter dados sobre as vítimas nacionais.
De acordo com um relatório de fevereiro da Organização Internacional para as Migrações, pelo menos 140 mil egípcios vivem na Líbia, o que representa 21 por cento do número de estrangeiros lá.
Embora o número exato de mortes seja desconhecido, as autoridades do governo que controla o leste daquele país estimaram que existam mais de cinco mil, enquanto a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho estimou o número de mortes em 10 mil desaparecidos.
oda/rob / fav