Falando em um fórum internacional em Hong Kong, organizado no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota da China, o Ministro de Relações Exteriores e Relações Econômicas Estrangeiras da Hungria enfatizou que a resposta da UE ao conflito ucraniano foi equivocada.
A Europa permitiu que os EUA se provocassem mutuamente para competir sobre quem forneceria mais armas à Ucrânia e introduziu sanções contra a Rússia, o que não levou ao fim da guerra, mas apenas paralisou a economia europeia, disse Szijjártó à televisão local.
De acordo com o ministro das Relações Exteriores da Hungria, as sanções não atingiram seu objetivo, acabaram sendo um fracasso, a Rússia não se ajoelhou, mas, ao mesmo tempo, a competitividade da região se deteriorou, como evidenciado pelo fato de a China ter ultrapassado a UE em termos de Produto Interno Bruto no ano passado.
Portanto, a Hungria pede uma cooperação econômica ainda mais próxima, mais forte, mais bem-sucedida e mais eficaz entre a Europa e a China, concluiu Szijjártó.
oda/amp/bm