Este tipo de atividade tem vindo a aumentar desde há várias semanas e responde à interação entre a água e o material quente no interior do maciço, disse a entidade.
Embora não tenha sido registada nenhuma queda de cinzas, a coluna de vapor de água é de cor branca e o vento está a dispersar a pluma para oeste, de acordo com um comunicado de imprensa da organização científica.
A instituição afirma que o vulcão está num novo ciclo eruptivo e desde 25 de agosto até à data emitiu 13 erupções e 11 exalações.
Os especialistas do Ovsicori salientam que este novo período em que o vulcão entrou não é isolado. Da mesma forma, a ejeção mais forte deste ano ocorreu a 21 de abril, embora tenha sido de menor energia e dimensões do que a que ocorreu a 28 de julho de 2021.
É um sistema muito dinâmico, que está sujeito a alterações no período eruptivo; isto é evidenciado pelas estatísticas que mostram que só entre maio e junho de 2023 houve 58 erupções, acrescentam.
O Rincón de la Vieja é um estratovulcão localizado no noroeste do país, no cantão (município) de Libéria, na província de Guanacaste, no norte.
Tem uma altura de 1.895 metros acima do nível do mar e faz parte do Parque Nacional Rincón de la Vieja, pertencente à Área de Conservação de Guanacaste, declarada Património Mundial em 1999 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
rgh/alb/glmv