O chefe de Estado angolano deverá intervir no encontro, agendado para 15 e 16 de setembro na capital cubana, onde se espera a presença de mais de uma centena de delegações.
O encontro, intitulado Desafios actuais do desenvolvimento: o papel da ciência, tecnologia e inovação, será uma oportunidade para partilhar experiências e concertar posições entre os membros do bloco.
Lourenço recebeu o convite durante a recente visita a Luanda do Presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, que aceitou em nome do seu país, que atualmente lidera a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
As sessões de trabalho da cimeira decorrem esta sexta-feira e sábado.
De acordo com o programa, a cerimónia de abertura, que será conduzida por Díaz-Canel e contará também com a intervenção do secretário-geral da ONU, António Guterres, será seguida do debate geral.
Entretanto, a agenda do Presidente angolano inclui um encontro com o Presidente cubano, na sexta-feira à noite, no Palácio da Revolução, entre outras actividades.
O ministro das Relações Exteriores, Téte António, chegou a Havana na véspera, acompanhado pela ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança, para integrar a delegação presidencial angolana que vai participar na Cimeira.
rgh/kmg/glmv