Numa nova emissão do programa televisivo “O monumento preferido dos franceses” venceu a imponente fortaleza com seis séculos de história, representando a região do Grand Est.
Cada uma das 14 regiões da França apresentou o seu candidato, numa lista que não incluía obras do património mundial como a Torre Eiffel (Paris), a Pont du Gard (Nimes), o Palácio de Versalhes, a Catedral de Chartres ou o Palácio Papal. de Avinhão.
No ano passado, mais de 80 mil pessoas visitaram o Fort Sedan, localizado no departamento de Ardenas, um castelo com 35 mil metros quadrados após diversas modificações feitas ao longo do tempo.
A fortaleza, classificada desde 1965 na lista dos Monumentos Históricos da França, destaca-se como uma obra-prima da arquitetura militar dos séculos XV ao XIX.
Também competiram no concurso, entre outros locais, a Abadia de Clunny (região de Borgonha-Franche-Comté), o Domaine de Chaalis (Alta França), a Basílica Notre-Dame de Fourvière em Lyon (Auvergne-Rhône-Alpes) e o Castelo Real de Blois (Centro-Vale do Loire).
jf/wmr / fav