Em sua coletiva de imprensa matinal no Palácio Nacional, o presidente disse que o programa festivo preparado é muito bonito, começará às 19h e culminará entre 22h e 23h com uma apresentação do renomado Grupo Frontera, para dar lugar ao Grito.
Ele insistiu que a tranquilidade está garantida, é uma noite patriótica festiva que, como sempre, contará com a presença de todas as famílias e vizinhos, e é muito bom e bonito que eles façam isso com seus filhos, para que as crianças também possam internalizar a importância da longa batalha pela independência do belo e amado México.
O presidente relembrou os velhos tempos em que o Grito de Dolores – como é conhecido porque o padre Miguel Hidalgo y Costilla o lançou da igreja de mesmo nome em Guanajuato depois de tocar o sino várias vezes – era um motivo para todos se reunirem em casa.
A família chegava, fazia a comida, o pozol e outras tradições, conversava, comemorava a independência e as portas das casas se abriam e os vizinhos vinham cumprimentá-los, e todos participavam.
Havia muitas festas, então todos estão convidados a estar na praça no início da manhã, para que possamos aproveitar e honrar nossa história, nossa independência, concluiu seu apelo à população.
mgt/lma/mb