A Autoridade Etíope do Café e do Chá, a Associação Africana de Cafés Finos (AFCA) e a Organização Interafricana do Café (IACO) organizam o evento sob o tema “Cafés Especiais na Origem” e reunirá cerca de dois mil torrefadores, comerciantes, representantes regionais e produtores, compradores e profissionais internacionais de café.
Políticas, sustentabilidade, acesso a financiamento, concursos de café e outras ações fazem parte da agenda.
O vice-diretor geral da Autoridade local, Shafi Umer, expressou que este setor é importante para a economia de país por ser o berço do café Arábica e com ele convivem cerca de 20 milhões de pessoas.
Por sua vez, o diretor executivo da AFCA, Gilbert Gatali, destacou que a conferência é uma grande oportunidade para a indústria cafeeira africana se reunir sob o mesmo e manter diálogos importantes. Na mesma linha, falou o secretário-geral da IACO, Solomon Rutega, que garantiu que o evento permitirá aos países produtores de grãos em geral estabelecer uma parceria de longo prazo entre o público e o privado.
Será a quarta vez que Adis Abeba, uma das nações africanas dedicadas aos cafés especiais, acolhe este tipo de encontro.
Fundada em julho de 2000, a AFCA é uma associação regional sem fins lucrativos, apolítica e dirigida por membros, que representa os setores cafeeiros em 11 países membros.
Estes últimos incluem partes interessadas dos setores cafeeiros públicos e privados, incluindo produtores, exportadores, importadores, torrefadores, formuladores de políticas, transportadores e representantes comerciais.
jha/nmr/ls