Liderado pelo deputado Elier Ramírez, membro do Comité Central do Partido Comunista e do Conselho de Estado, o grupo estará num fórum europeu de solidariedade com a ilha, convocado pela associação Cuba Coopération France (CubaCoop).
Eurodeputados e representantes de organizações de França, Espanha, Itália, Alemanha e Bélgica irão abordar iniciativas para reforçar a luta contra o bloqueio económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra a nação antilhana e a natureza extraterritorial desse cerco
A delegação também participará de eventos das associações Cuba Linda, Cuba Si France e France Cuba, tendo como centro a promoção da solidariedade.
Ontem, no início da Fête de l’Humanité, Ramírez, os embaixadores em Paris, Otto Vaillant, e na UNESCO, Yahima Esquivel, e outros representantes cubanos cumpriram uma agenda intensa, que incluiu reuniões com os líderes do Partido Comunista Francês (PCF), Fabien Roussel, e de La Francia Insumisa, Jean-Luc Mélenchon.
Nas reuniões, os ex-candidatos presidenciais ratificaram a sua rejeição ao bloqueio e receberam uma atualização sobre a realidade da ilha e os seus desafios.
O dia terminou para Cuba com o lançamento pelo PCF de uma campanha contra o bloqueio dos EUA.
O objetivo da iniciativa é unir forças em França e na Europa para levar a cabo ações concretas contra a agressividade de Washington para com a maior das Antilhas, que incluam tanto a solidariedade política como a cooperação económica.
Na véspera foram inauguradas no estande da CubaCoop a exposição fotográfica Fidel Castro e o Esporte e um espaço da agência de notícias Prensa Latina.
O presidente da CubaCoop, Víctor Fernández, o primeiro vice-presidente do Instituto Nacional de Esporte, Educação Física e Recreação (Inder), Raúl Fornés, e o presidente do Comitê Olímpico Cubano, Roberto León Richard, participaram da abertura da exposição dedicado a Fidel.
Durante as diversas reuniões, o Deputado Ramírez e o Embaixador Vaillant expressaram a sua gratidão pela solidariedade e condenação do bloqueio e pela inclusão da ilha pelos Estados Unidos na sua lista unilateral de países que patrocinam o terrorismo.
ro/wmr/ans