9 de January de 2025
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Celebram na Angola Dia do Fundador da Nação

Celebram na Angola Dia do Fundador da Nação

Luanda, 17 set (Prensa Latina) Angola celebra o Dia do Fundador da Nação e Herói Nacional, em homenagem ao primeiro presidente do país, António Agostinho Neto, ao comemorar hoje o 101º aniversário do seu nascimento.

A província do Bié (centro) acolhe as atividades centrais da data, sob o lema Juntos pelo Desenvolvimento de Angola.

Ações em prol do bem-estar da população, da produção de alimentos e de outros itens fundamentais naquela área, como café e algodão, caracterizaram o prelúdio do evento.

Entretanto, na província de Benguela (oeste), realiza-se este domingo a fase final do concurso nacional Cantando Agostinho Neto, organizado pela União Nacional de Artistas e Compositores-Sociedade de Autores (Unacsa).

O concurso pretende homenagear e exaltar a figura do homem considerado o fundador da nação, homem que sempre esteve ligado à cultura, sobretudo à literatura, o que lhe valeu o estatuto de Poeta Maior.

Esta é a segunda edição do prêmio, cuja convocatória anual visa premiar a musicalização dos poemas de Neto, bem como as composições de canções gratuitas que retratam sua vida e obra.

Neto, que foi médico, político, poeta e presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA, 1962-1979), nasceu a 17 de Setembro de 1922 na aldeia de Caxicane, Icolo e Bengo, atualmente parte da província de Luanda.

Em 1959, depois de se formar médico e de várias prisões, regressou ao país, e à sua chegada começou a reunir-se com vários grupos de patriotas cujo objetivo era a libertação da colônia portuguesa.

Em 1960 foi nomeado para liderar o recém-criado MPLA em Angola, tarefa que o levou à prisão, ao exílio, a visitar numerosos países em busca de apoio à causa nacional e a orientar a luta.

Após a assinatura dos Acordos de Alvor em 1975, assinados pelo MPLA, pela Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) e pela União Nacional para a Independência Total de Angola (Unita), bem como por representantes do governo provisório português, Regressou a Luanda no dia 4 de Fevereiro onde recebeu calorosas boas-vindas populares.

Contudo, em Agosto desse ano, o governo de transição ruiu e os três movimentos agruparam-se nas suas áreas de influência: o MPLA em Luanda, a FNLA no norte, com o apoio das forças zairenses, e a UNITA no sul, apoiada por Sul-africanos.

A 11 de Novembro proclamou a independência nacional e tomou posse como presidente da República Popular de Angola.

À frente de seu país, guiou a luta pela preservação da independência até os últimos momentos de sua vida, em 10 de setembro de 1979.

Em Dezembro de 1977, o I Congresso do MPLA atribuiu-lhe o título de Herói Nacional, enquanto a sua obra como poeta é reconhecida por intelectuais de todo o mundo e foi traduzida em inúmeras ocasiões.

mem/kmg/hb

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES