É um privilégio representar o MEA na Cúpula do G77 na bela Havana, destacou o diplomata indiano numa publicação na rede social X, antigo Twitter.
Verma destacou que o encontro na capital cubana destacou a iniciativa da Índia, na qualidade de presidente do Grupo dos Vinte (G20), de incorporar questões do Sul Global nos debates desse bloco.
Durante o seu discurso na Cúpula do G77 e da China, o responsável do MEA acrescentou que sob a liderança da Índia no G20, a adesão ao bloco com maior representação de territórios africanos aumentou através da inclusão da União Africana.
Salientou que o Programa de Cooperação Técnica e Económica da Índia (ITEC), com mais de 160 nações, é um exemplo da tradição do seu país de partilhar o seu conhecimento com o Sul Global.
Verma apelou ao fortalecimento da unidade e da solidariedade dentro do G77 e da China para defender os interesses comuns nas Nações Unidas (ONU) face aos desafios econômicos e de desenvolvimento enfrentados pelos seus países.
Ele também sugeriu uma mudança de nome para o grupo de acordo com sua composição e força atual, já que quando foi criado em 1964 contava com 77 integrantes, mas atualmente o bloco quase dobra esse número.
mem/lrd/hb