Apesar da ausência de novas infecções, houve um aumento para 1.777 no número de pessoas incluídas na lista de contatos dos quatro pacientes confirmados com a doença mortal, segundo a All India Radio News.
Até agora, os profissionais de saúde visitaram mais de 22.000 casas no seu estudo de campo.
Entretanto, a ministra estatal de Saúde, Veena George, garantiu que foi observada uma melhoria nos pacientes com o vírus Nipah, incluindo o menor de nove anos ligado a um ventilador pulmonar.
Acrescentou que a vigilância rigorosa em Kozhikode será mantida durante 42 dias a partir do aparecimento do último caso conforme indicado pelos protocolos de saúde, devido ao período de incubação do vírus.
Por outro lado, está prevista a visita de Kozhikode amanhã, segunda-feira, a uma equipe de especialistas do Departamento de Pecuária do Centro, que visitará as zonas afetadas juntamente com médicos e cientistas do Instituto Estatal de Doenças Animais e da Universidade de Medicina Veterinária e Ciência Animal de Kerala.
Da mesma forma, membros do Instituto Nacional de Virologia e do Conselho Indiano de Investigação Médica também estão a realizar as suas próprias investigações no território afetado.
O Departamento Florestal do Estado formou um comitê especial para garantir uma melhor coordenação entre cientistas e médicos e fornecer consultoria especializada sobre morcegos.
Na vizinha Kannur, o Comitê Distrital de Gestão de Catástrofes apelou a evitar funções públicas nas zonas fronteiriças de Kozhikode e a visitar hospitais na medida do possível.
Tal como em Kozhikode, a administração tornou obrigatórias as máscaras em todos os hospitais do distrito de Kannur.
Soube-se também que a polícia registrou um caso por divulgação de informações falsas sobre a infecção pelo vírus nas redes sociais e outro por realização de uma competição atlética em Kinalur, violando os protocolos estabelecidos para prevenir a propagação do vírus Nipah.
mem/lrd/hb