O concerto de gala contará com a atuação do Balé Folclórico de Camagüey e de Bertha Armiñán Linares, a quem foi dedicada esta décima primeira edição, representando as mulheres cubanas e caribenhas, fundamentais para a compreensão dos processos culturais e da própria diáspora africana.
O Parque Ignacio Agramonte, a partir da manhã, recebe o espetáculo Ciudad Rumba Olorum, com apresentação da companhia de dança experimental Oyú Oro, Santiago de Cuba.
Em seguida, outro espaço localizado no Centro Histórico da cidade, reconhecido por seus valores arquitetônicos pela UNESCO, a Plaza del Gallo, receberá o Teatro de Dança do Caribe, também por terras de Santiago.
Outra das prestigiadas empresas que animam o evento é o Conjunto Folclórico Nacional, que tem estado em vários espaços da cidade com as suas apresentações e que encerra no Paseo Ferroviário, mesmo ao lado do Hotel Plaza, instalação emblemática da antiga Vila do Porto do Príncipe.
Olorum 2023 foi um extenso percurso artístico que incluiu oficinas, conferências e apresentações em teatros, escolas e ruas da cidade de Camagüey, em homenagem aos aspectos mais autóctones da cultura nacional, forjados com a essência africana e caribenha.
Reynaldo Echemendía, professor do Balé Folclórico de Camagüey, disse que o Olorum é “uma amostra da energia que nosso povo precisa para agregar unidade, paz e bem-estar. Portanto, nossa espiritualidade que emana dos ancestrais nos chama a fazer arte.”
ode/fam/hb