Uma dezena de boxeadores, incluindo três mulheres, e dirigentes percorreram a sede do evento na Região de Paris, e participaram de diversas atividades no estande da associação Cuba Coopération France (CubaCoop), que organizou a visita dos renomados atletas do mundo.
Destacam-se na delegação os bicampeões olímpicos Julio César La Cruz, que também tem cinco títulos universais, e Arlen López e o tricampeão mundial Lázaro Álvarez.
O embaixador cubano na França, Otto Vaillant, e o presidente da CubaCoop, Víctor Fernández, deram as boas-vindas aos boxeadores.
Durante várias horas, parte do público teve a oportunidade de tirar fotos e partilhar com os atletas, que neste momento estão a desenvolver uma base de treino na comuna de Tremblay, na França.
Em diálogo com a Prensa Latina, o presidente da Federação Cubana de Boxe, Alberto Puig, destacou a experiência e agradeceu à CubaCoop pelas iniciativas.
A associação realizou hoje na Fête de l’Humanité um debate sobre o esporte cubano, no qual participaram o embaixador Vaillant, o primeiro vice-presidente do Instituto Nacional de Esporte, Educação Física e Recreação (Inder), Raúl Fornés, o presidente do Comitê Olimpíco Cubano, Roberto León Richards e o próprio Puig.
Os painelistas abordaram o impacto do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos no esporte da nação antilhana, que apesar dos efeitos está entre os 20 primeiros países no quadro de medalhas olímpicas, com mais de 80 coroas, 41 delas graças ao boxe.
O presidente da CubaCoop e o vice-presidente da organização, Manuel Pascual, deram detalhes sobre o projeto coordenado com vinte cidades francesas para apoiar a preparação dos atletas da ilha para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
ode/wmr/hb