O Ministério da Cultura e Esportes espanhol elogiou o anúncio da reunião do Comitê do Patrimônio Mundial em Riade (Arábia Saudita).
Neste sentido, destacou que se trata de um património que alberga uma rica amostra de monumentos e sítios pré-históricos, alguns únicos da ilha Baleares, como navetas, taulas e talayots, em excelente estado de conservação.
Com a Menorca Talayótica, Espanha está entre os cinco países do mundo com mais patrimônio registado e um dos mais reconhecidos internacionalmente pela variedade, riqueza e qualidade do seu patrimônio.
A fonte fez com que Menorca registe uma das maiores densidades do mundo de sítios arqueológicos pré-históricos em território habitado.
O sítio agrupa os nove componentes que melhor representam as construções de uma cultura insular que evoluiu em condições de relativo isolamento.
Desde meados da Idade do Bronze até à ocupação romana, foi selecionada uma rica amostra de monumentos e sítios pré-históricos, incluindo povoados, espaços funerários, santuários e locais sagrados que sobreviveram em excelentes condições.
Destacam-se algumas manifestações excepcionais, únicas e exclusivas de Menorca, como as naves funerárias, os recintos de taula, as monumentais casas circulares e os talayots.
Além disso, “Talayotic Menorca” oferece um testemunho excepcional de uma
cultura pré-histórica associada ao céu. Além disso, a sua singularidade é consolidada pela convivência harmoniosa que as diversas construções ciclópicas da ilha desenvolveram ao longo da história com os seus habitantes.
mem/ft/ls