5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Lula convida Zelensky para reunião em Nova York

Lula convida Zelensky para reunião em Nova York

Brasília, 18 set (Prensa Latina) O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, convidou seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, para uma reunião hoje ou amanhã em Nova York, Estados Unidos, informou o líder do governo no Senado, Jaques Wagner.

Citado pelo portal G1, o parlamentar, que faz parte da comitiva de Lula no Norte do país, especificou que o Palácio do Itamaraty, sede da Chancelaria, ofereceu a Zelensky essas duas possibilidades de agenda durante a Assembleia Geral das Nações Unidas.

Nas duas datas, o presidente brasileiro também conversará com outros líderes estrangeiros.

Até ao momento, o Governo da Ucrânia ainda não confirmou a presença de Zelensky.

À TV Globo, uma autoridade da nação europeia afirmou que o encontro ainda está em avaliação e “tudo vai depender da agenda dos dois líderes”.

Lula e Zelensky nunca se conheceram pessoalmente e só se falaram por telefone em março.

Em maio, o ucraniano tentou conversar com o ex-sindicalista durante a cúpula do G7 no Japão, mas o governo brasileiro alegou que problemas de agendamento impediram o encontro.

Também naquele mês, o assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, foi enviado a Kiev, capital da Ucrânia, para participar de uma reunião com Zelensky.

Nas redes sociais, o presidente ucraniano afirmou ter dito a Amorim que o único plano de paz possível para acabar com a guerra é o de Kiev.

Da mesma forma, discutiu a “possibilidade de realizar uma cúpula Ucrânia-América Latina” e que espera receber o chefe de Estado brasileiro em seu país e continuar o diálogo.

Recentemente, Lula afirmou em Joanesburgo que o conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia mostra as limitações do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

“Estamos dispostos a unir esforços para alcançar um cessar-fogo e uma paz sustentável e duradoura” nesse confronto, declarou o ex-mecânico na 15ª cimeira dos Brics, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Segundo o fundador do Partido dos Trabalhadores, o Brasil tem “uma posição importante na soberania dos países e não somos indiferentes às mortes”.

Insistiu que “a procura da paz é uma obrigação coletiva e um imperativo para um desenvolvimento justo e sustentável” e considerou que o bloco deve atuar “como uma força de compreensão e cooperação”.

Analistas afirmam que, desde que assumiu o poder pela terceira vez, em 1º de janeiro, Lula insiste em se apresentar como um possível interlocutor para a paz entre russos e ucranianos, mas o projeto sofre resistência, principalmente de norte-americanos e de alguns europeus.

mem/ocs/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES