Destacou que a inauguração desta exposição, que faz parte do projeto de promoção cultural do Ministério das Relações Exteriores do Peru denominado “Touro Itinerante de Pucará: Embaixador do altiplano peruano”, ocorre no contexto do 29º aniversário da criação das relações diplomáticas com o Vietnã e o 202º da independência do seu país.
O touro Pucará, disse ele, é a representação física da mistura cultural e hoje pode ser visto em todos os telhados das casas do sul do Peru onde dois são colocados como amuletos de proteção, felicidade e fertilidade, além de ser uma parte importante de outras tradições e celebrações.
A exposição, que ficará aberta até o próximo domingo, é composta por 18 peças confeccionadas por 10 associações de artesãos do distrito de Pucará, na província de Lampa, região de Puno, e já foi apresentada na Finlândia, Indonésia e Coreia do Sul.
Para o público vietnamita, esta é a primeira oportunidade de apreciar a beleza da cerâmica peruana, afirmou o vice-diretor do Departamento de Cooperação Internacional, vinculado ao Ministério da Cultura, Esportes e Turismo do Vietnã, Tran Nhat Hoang.
A exposição dos touros Pucará também permitirá uma compreensão mais profunda dos valores espirituais e estéticos da cultura tradicional peruana, acrescentou Nhat Hoagn, que elogiou o crescente intercâmbio neste setor entre os dois países desde o estabelecimento dos laços diplomáticos há quase três décadas. mgt/mpm/ls