A assinatura dos três instrumentos foi liderada pelo Ministro das Relações Exteriores de Bangladesh, Abdul Momen, e pelo Ministro das Relações Exteriores e Comércio da Hungria, Peter Szijjarto, em reunião das delegações dos dois países na cidade norte-americana de Nova York como parte de atividades colaterais à septuagésima oitava Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU).
O Acordo de Cooperação Econômica, bem como os memorandos de entendimento no âmbito do Programa Stipendium Hungaricum para os anos 2024-2026 e no domínio da saúde para os anos 2023-2025, projectam as ligações de ambos os Estados, de acordo com o imprensa.
Durante a reunião, ambas as partes discutiram também aspectos relacionados com a segurança alimentar e energética, alterações climáticas e outros temas; e concordou com a necessidade de pôr fim aos conflitos para aliviar o sofrimento das pessoas em todo o mundo.
O jornal indicou que também discutiram uma proposta de visita do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, ao Bangladesh, durante a qual se espera a assinatura de acordos em áreas como a proteção do investimento e a colaboração nos recursos hídricos.
Da mesma forma, o Bangladesh solicitou o apoio da Hungria para a solução do repatriamento dos Rohingya para Mianmar.
mem/lrd/ls