O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MEA) com sede em Nova Deli explicou que a decisão de demitir o diplomata canadiano se deve às crescentes preocupações sobre a interferência destes funcionários nos assuntos internos e a sua participação em atividades anti-Índia.
O Alto Comissário do Canadá na Índia foi convocado e informado esta terça-feira e por isso o representante de Ottawa tem cinco dias para deixar o território nacional, segundo uma breve nota da Chancelaria. Da mesma forma, noutra publicação, as autoridades indianas rejeitaram veementemente as recentes declarações de Trudeau e da sua ministra dos Negócios Estrangeiros, Melanie Joy, sobre a alegada responsabilidade do governo da nação do sul da Ásia e do seu primeiro-ministro Narendra Modi em acontecimentos violentos no Canadá.
As alegações de envolvimento do Governo da Índia em qualquer ato de violência no Canadá são absurdas e motivadas, denunciou o MEA.
No texto, as autoridades diplomáticas confirmaram que a Índia mantém um sistema político democrático com um forte compromisso com o Estado de direito.
Descreveram estas acusações como infundadas e disseram que visam apenas desviar a atenção de terroristas e extremistas que receberam refúgio no norte do país.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano afirmou também que estes indivíduos continuam a ameaçar a soberania e a integridade territorial da nação asiática e que a inação do governo canadiano nesta matéria tem sido uma preocupação constante e de longa data.
O fato de figuras políticas canadianas terem expressado abertamente a sua simpatia por tais elementos continua a ser motivo de profunda preocupação, reiterou a fonte diplomática.
Ele observou que o espaço concedido no Canadá a uma variedade de atividades ilegais, incluindo homicídio, tráfico de seres humanos e crime organizado, não é novo.
Finalmente, o governo indiano reiterou a sua rejeição a qualquer tentativa de associá-lo a este tipo de ação e instou o seu homólogo canadiano a tomar medidas legais rápidas e eficazes contra todos os elementos que operam a partir do seu território.
mem/lrd/ls