Com os parabéns pelo início das festividades de 10 dias em homenagem ao Deus Ganesha e um apelo à determinação na ideia de direcionar a Índia para níveis mais elevados, o primeiro-ministro Narendra Modi abriu o dia no Salão Central do o antigo prédio legislativo.
Num evento especial para comemorar os 75 anos de independência e conquistas parlamentares, Modi sublinhou que o país asiático caminha para estar entre as três principais economias do mundo e garantiu que estas aspirações estão no centro das reformas.
O primeiro-ministro reconheceu que sem justiça social é impossível atingir os objetivos, por isso destacou a importância de ampliar a sua presença nos debates e de realizar reformas que tenham em conta as aspirações de todos os indianos.
Ele observou que, até o momento, o Lok Sabha e o Rajya Sabha (Câmaras Baixa e Alta do Parlamento, respectivamente) aprovaram em conjunto mais de quatro mil leis, entre as quais se destacam as regulamentações antiterrorismo, bem como aquelas relacionadas aos direitos dos transgêneros e pessoas com habilidades especiais.
Modi também destacou o impacto internacional dos programas da Índia e o progresso das novas gerações do país do sul da Ásia.
Posteriormente, os parlamentares indianos iniciaram as suas reuniões de trabalho separadas nas novas sedes da Câmara Baixa e da Câmara Alta, inauguradas pelo chefe de Estado indiano no final de maio.
A este respeito, o Presidente do Lok Sabha, Om Birla, expressou esperança de que todos os membros acolhessem os debates no edifício moderno com esperanças e expectativas renovadas.
A partir de amanhã, quarta-feira, está marcada a discussão de oito projetos de lei, incluindo a nomeação do comissário-chefe eleitoral e outros funcionários similares, aquele relacionado com advogados, imprensa e registo de periódicos, este último já aprovado pelo Rajya Sabha.
mem/lrd/ls