Este evento acontece na Universidade Nacional de Bogotá com a participação de especialistas locais e estrangeiros e nesta quarta-feira terá como tema o debate, Rumo a uma política ambiental nas universidades consistente com as transições.
De acordo com a programação do evento, também acontecerá outro espaço de diálogos denominados Estratégias de Co pesquisa para transições energéticas justas.
Os participantes, que representam iniciativas de vários países latino-americanos, foram convidados a apresentar suas propostas nesta segunda-feira, perante o Congresso colombiano.
Na sede legislativa, o Ministro de Energia e Minas da Colômbia, Andrés Camacho, apresentou os eixos fundamentais do Roteiro para a Transição Energética Justa, documento norteador proposto para alcançar a geração comunitária e industrial de energias renováveis na Colômbia.
Neste sentido, explicou que como parte da estratégia de democratização energética, a gestão local e comunitária dos recursos, a Co construção, o diálogo aberto e honesto, as propostas conjuntas, a proposta de decreto em revisão, e a educação e capacitação.
Assegurou que a Transição Energética à escala global já começou e a Colômbia está a preparar tudo para enfrentar esse desafio.
O Roteiro analisa os cenários de engenharia, produtividade e mudanças sociais para garantir um futuro com segurança, justiça e soberania energética, enfatizou.
oda/otf / fav