Num comunicado de imprensa, a OMT destacou que a indústria das chaminés continuou a recuperar da pior crise da sua história, à medida que o número de chegadas atingiu 84 por cento dos níveis pré-pandêmicos de Janeiro a Julho de 2023. O Oriente Médio , a Europa e a África
lideram a melhoria global, enquanto a procura mostra uma resiliência notável e uma recuperação sustentada, mesmo face aos desafios econômicos e geopolíticos.
A nova edição do Barómetro do Turismo Mundial da OMT acompanha a recuperação do setor ao longo de 2023 até ao final de julho e indica que as chegadas de viajantes internacionais atingiram níveis pré-pandêmicos, cerca de 700 milhões que se deslocaram por todo o mundo até ao sétimo mês do ano.
Julho foi o mês mais movimentado, com 145 milhões de viajantes internacionais registados, cerca de 20 por cento do total de sete meses, disse a fonte.
O secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, afirmou que os dados mostram mais uma vez como o turismo está a recuperar fortemente em todas as partes do mundo.
“Mas à medida que o nosso sector recupera, também precisa de se adaptar. Os eventos climáticos extremos que temos testemunhado nos últimos meses, bem como os desafios críticos da gestão dos fluxos turísticos crescentes, sublinham a necessidade de construir um mundo mais inclusivo, sustentável e resiliente”, ele disse.
mem/ft/ls