A agência oficial de notícias destacou um encontro entre os dois em Nova Iorque à margem da 78.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Durante o diálogo, Abbas reiterou a necessidade daquela instituição “cumprir os seus deveres para com o povo palestiniano, proporcionando-lhe proteção internacional” e implementar as resoluções do Conselho de Segurança, disse a fonte.
O meio de comunicação destacou que o presidente também apelou a Guterres para forçar Israel a cumprir todos os acordos assinados com a Organização para a Libertação da Palestina e a parar com as medidas unilaterais.
A este respeito, o presidente detalhou os recentes crimes do país na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.
Segundo Wafa, Guterres expressou a sua esperança de que a questão palestiniana seja resolvida e que o povo palestiniano obtenha os seus direitos legítimos, incluindo a criação de um Estado independente.
Confirmou também que visitará a Palestina no final do próximo mês e considerou prioritário apoiar a Agência das Nações Unidas para os Refugiados da Palestina no Médio Oriente, que enfrenta dificuldades financeiras.
jf/rob / fav