O prefeito de Quito, Pabel Muñoz, disse na quinta-feira que é um verdadeiro orgulho ser a segunda cidade do mundo e a primeira em todo o continente a alcançar esta categoria.
O gerente da Quiport, empresa que administra o aeroporto, Ramón Miró, disse que alcançar o nível cinco é o resultado de um trabalho constante desde 2018, a fim de alcançar um excelente serviço ao passageiro.
Para alcançar esse status, o Airports Council International realizou uma auditoria para verificar o cumprimento de mais de 20 aspectos, incluindo estratégias de atendimento ao cliente, melhorias operacionais, inovação e colaboração com a comunidade aeroportuária.
Até à data, o único terminal aéreo que tinha conseguido este feito era o Aeroporto de Incheon, na Coreia do Sul.
O aeroporto de Quito recebe cerca de sete mil passageiros diariamente, disse Sebastián Nader, diretor-geral da Empresa Pública Metropolitana de Serviços Aeroportuários e Gestão de Zonas Francas e Regimes Especiais.
Localizado na comunidade de Tababela, a cerca de 20 quilómetros do centro de Quito, o aeródromo substituiu há uma década a instalação que estava localizada dentro da cidade.
Desde que começou a funcionar no atual local, a 20 de fevereiro de 2013, foram transportados cerca de 44,6 milhões de passageiros a partir de Mariscal Sucre, em cerca de 460 mil voos, segundo dados da Quiport.
mem/avr/glmv