As consultas com funcionários da Corporação Estadual de Energia Atômica Rosatom começaram nesta capital e facilitarão a transferência de conhecimentos, experiências e tecnologia como bases para o caminho para um programa nacional de energia nuclear, segundo o chefe do Escritório dessa atividade no Estado. portfólio, Desta Abera.
Especificou que, através da cooperação bilateral, a segurança e o respeito pelo ambiente são uma prioridade.
O fórum de consulta de dois dias foi concebido para uma transferência ampla e profunda de conhecimento e tecnologia por parte das autoridades russas e, além de impulsionar a economia etíope, fortalecerá ainda mais as relações.
A fonte especificou que estão a ser desenvolvidos trabalhos de construção de um centro de ciência e tecnologia nuclear e de uma central nuclear nacional, além do desenvolvimento de infraestruturas com esse objetivo no país africano.
As ações respondem ao roteiro para a cooperação entre ambas as partes no domínio da utilização pacífica da energia atómica durante o segundo Fórum Económico e Humanitário Rússia-África, realizado em julho passado, em São Petersburgo.
jf/nmr / fav