O Gabinete de Imprensa do Presidente indicou que o encontro decorreu à porta fechada e num ambiente cordial, no âmbito da 78ª Assembleia Geral das Nações Unidas, onde na véspera Abinader se referiu à crise naquele país vizinho, perante os Chefes de Estado e de Governo dos países membros.
Durante as conversações, Abinader também trocou pontos de vista sobre questões actuais, como a Convenção de 2028 sobre as Alterações Climáticas e o progresso dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.
O presidente estava acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Roberto Álvarez; do embaixador da República Dominicana nas Nações Unidas, José Blanco, e do assessor do Poder Executivo para Política Externa, José Singer.
Na quinta-feira, Abinader também se reuniu com o primeiro-ministro de Antígua e Barbuda, Gaston Browne, a quem reiterou o apoio da República Dominicana ao seu país, onde residem cerca de 15 mil dominicanos.
Browne pediu também a participação ativa de São Domingos na cimeira dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento que se realizará em maio de 2024 em Antígua e Barbuda, segundo a imprensa presidencial.
Amanhã, o primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, discursará na 78ª Assembleia Geral, onde reiterará o seu pedido urgente de assistência à Polícia Nacional para restaurar a segurança no território nacional, segundo um comunicado oficial.
mem/mpv/glmv