A atracação prevista para 4 de outubro de um navio carregado de gruas provenientes da China marcará o início da operação do promissor projeto, principalmente para o desenvolvimento contínuo do estado de Kerala, destacou a imprensa digital.
Na véspera, o ministro-chefe do estado de Kerala, Pinarayi Vijayan, apresentou o logotipo do porto marítimo internacional, que, previu o responsável, impulsionará o território do sul para uma nova era de oportunidades no comércio e na prosperidade económica.
Este é o projeto dos sonhos de Kerala e quando for finalmente lançado abrirá as portas ao transbordo marítimo internacional, que tem um enorme potencial, detalhou Vijayan.
Segundo Hans India, a previsão é de que mais sete navios cheguem depois da embarcação chinesa.
O porto, segundo o jornal, abrirá operações comerciais em maio de 2024, e a partir desse momento, 80 por cento dos transbordos de contentores que atualmente se realizam no Sri Lanka, Singapura e Dubai chegarão a Vizhinjam, afirmou a fonte jornalística.
Além disso, o projeto criará cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos.
Sendo o primeiro mega terminal de contêineres da Índia, o porto de águas profundas é o único centro de transbordo no subcontinente indiano e o mais próximo das rotas marítimas internacionais.
jf/lrd / fav