De acordo com a diretora de turismo municipal de San Luis Potosí, Claudia Peralta, é uma honra representar seu país no evento Varadero Gourmet, onde ela pôde ver as muitas oportunidades de intercâmbio que podem ser feitas com entidades das Grandes Antilhas.
Desde o momento em que fomos convidados para o evento, estávamos prontos para participar. Viemos ao Varadero Gourmet com três marcas de bebidas, incluindo dois mezcais, Patatús e Júrame, que pretendemos introduzir no mercado turístico cubano.
Encontramos muitos pontos em comum em Cuba no rum e em alguns doces que também têm semelhanças, buscamos ter uma noite cubana em San Luis com elementos cubanos, como música e dança, ao mesmo tempo em que aspiramos que na ilha também haja nossas bebidas, que gozam de reconhecimento internacional, disse ele.
Peralta explicou que a competição até agora tem sido muito interessante, conhecer a história por trás de cada alimento e a influência histórica na elaboração de cada alimento nos encheu de experiências que também aproveitaremos em nossas refeições.
O diretor acrescentou que já existem intenções reais de fazer acordos comerciais com entidades cubanas como a Empresa Extrahotelera Palmares e, ao mesmo tempo, há aspirações de estender a cooperação no aspecto acadêmico que melhorará a arte culinária tanto em San Luis quanto em Cuba.
Durante o segundo dia da 13ª edição do Festival Internacional Varadero Gourmet, que está sendo realizado no Centro de Convenções Plaza Americas, entre as conferências que compõem o programa do evento estão aquelas relacionadas à história e à evolução dos 10 clássicos da coquetelaria cubana e ao consumo e serviço do café.
Esta edição do Varadero Gourmet abordará as tendências atuais na gestão de alimentos e bebidas, a combinação de destilados, charutos de Havana, chocolate e café, e coquetéis após o jantar, a fim de manter vivo o rico legado da comida crioula cubana.
ro/ads/mb