Ontem à noite Garcés, que além de cantora e apresentadora de rádio e televisão, atuou acompanhada pelo guitarrista Eduardo Corcho em Valência numa apresentação em que também participou num debate sobre o papel da cultura e da juventude face aos atuais desafios que a sociedade enfrenta na ilha, informaram este sábado os organizadores.
A convite da Associação Valenciana de Amizade com Cuba José Martí, que organizou a digressão, o jovem artista, também membro do Parlamento cubano e de Corcho, também fará concertos em outras três cidades valencianas: Buñol no sábado, dia 23, Alicante no domingo. dia 24 e Alfas del Pi na terça-feira, dia 26.
A sua estadia em Espanha terminará em Madrid, no âmbito de uma noite de trovadores da ilha do Canto Cubano no Festival do Partido Comunista Espanhol em Rivas Vaciamadrid, no sábado, 30 de setembro.
Conhecido como Festival Mundo Obrero, o evento popular com a participação de milhares de pessoas das forças esquerdistas e progressistas da Espanha aconteceu de sexta-feira, 29 de outubro, a domingo, 1º de outubro.
Garcés e Corcho actuam em Espanha depois de atuarem no L’Humanite Festival, o maior festival popular da Europa, organizado pelo Partido Comunista Francês em Paris, onde deram vários concertos.
Por sua vez, Frank Delgado em solo ibérico no âmbito de uma iniciativa da La Casa de la Bombilla Verde, centro cubano que promove a nova trova, actua este sábado em Sodupa, País Basco, onde inicia uma digressão que também o levará para etapas de Madrid, Catalunha e Andaluzia.
Será um dia de solidariedade com Cuba, concebido com uma exposição, uma refeição popular e a palestra “Cuba: presente e futuro”, disseram os organizadores ao meio digital espanhol CubaInformation.
Depois da Sodupa, Delgado actuará noutras localidades do País Basco nesta digressão que o levará a Klaret Antzokia em Balmaseda, Ondarroa, Usurbil, Orereta, Gernika, Zarautz e encerrará as suas actuações no Kafe Antzokia em Bilbao.
Nos concertos dividirá o palco com grupos locais como Aldapeko Basque Latin Jazz e Keu Agirretxea, CubaInformação ampliada.
Em outubro se apresentará em Madrid nos dias 4 e 22. Posteriormente, muda-se para a Andaluzia onde se apresentará em Málaga no dia 18; em Cádiz, dia 19; em Huelva, dia 20; e em Sevilha, no dia 21. Por fim, será apresentado no dia 4 de novembro no Centre Artesà Tradicionarius (CAT), em Barcelona.
Este passeio é uma iniciativa da La Casa de la Bombilla Verde, um espaço cultural fundado em Havana, dedicado à promoção da trova cubana, e que mantém fortes laços com a cultura basca.
ro/mh/ml