O Vice-Primeiro-Ministro e Ministro dos Negócios Estrangeiros, Demeke Mekonnen, liderou a delegação de alto nível que participou em Nova Iorque nas sessões de trabalho da Assembleia, eventos paralelos e intercâmbios com funcionários e parceiros governamentais, bem como com instituições internacionais sobre cooperação bilateral e regional e multilateral. .
Ao avaliar o desempenho perante a organização multilateral, o Representante Permanente de Adis Abeba, Tesfaye Yilma, revelou que através das discussões se chegou a um consenso sobre o bom caminho que percorre o processo de paz e as reformas nacionais.
Yilma destacou a posição etíope no apelo a mudanças nas Nações Unidas e a necessidade de África obter representação permanente no Conselho de Segurança, tendo também a oportunidade de explicar a realidade no terreno.
Da mesma forma, descreveu como frutuosas as conversas com os diferentes representantes de instituições e empresas internacionais, que manifestaram o desejo de prestar apoio financeiro no investimento na nação africana.
Durante a semana, Mekonnen reuniu-se com o CEO da Fundação Bill & Melinda Gates, Mark Suzman, sobre o apoio à Etiópia nos esforços de construção da paz.
O vice-primeiro-ministro elogiou a colaboração entre ambas as partes e afirmou que é hora de ajudar graças aos progressos na implementação do Acordo de Paz de Pretória assinado em Novembro passado, que pôs fim ao conflito armado entre o governo e a Frente de Libertação Popular de Tigray.
Por sua vez, Suzman comentou que a Fundação tem a parceria mais forte e importante com o país africano nos domínios da saúde, agricultura e finanças digitais, entre outros. Reiterou o compromisso inabalável de continuar a trabalhar e concordou em intensificar ainda mais a parceria em linha com os objectivos de desenvolvimento do país.
Com o objectivo de fortalecer a política externa, Mekonnen conversou com o seu homólogo croata, Gordon Grilc, sobre o fortalecimento da cooperação bilateral em questões de interesse mútuo e concordou em levar a parceria diplomática para o próximo nível através do estabelecimento de uma Comissão Ministerial Conjunta.
O chefe da diplomacia etíope felicitou Grilc pela decisão de abrir a embaixada em Adis Abeba e manifestou o compromisso de reforçar a cooperação com Zagreb em questões regionais e globais de importância mútua.
Ele também se reuniu com seus homólogos da Irlanda, Michael Martin, e do Catar, Xeque Tamim bin Ahmed Al Thani, sobre o fortalecimento das relações bilaterais.
Mekonnen disse a Martin que é hora de reativar os laços com Dublin, ao mesmo tempo que o atualiza sobre os progressos na implementação do acordo de paz e descreveu a situação atual como promissora, citado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Etiópia.
Martin concordou “que é o momento certo para encerrar o último capítulo, normalizar as relações e reativar a cooperação em vários campos”. Considerou que a Etiópia é importante e que a Irlanda trabalha para o benefício mútuo a longo prazo do seu povo.
Juntamente com Al Thani, o vice-primeiro-ministro destacou as políticas implementadas para consolidar a Etiópia como um destino ideal para negócios e investimentos do setor privado do Catar.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Catar declarou que as relações diplomáticas com Adis Abeba estão a crescer em benefício de ambos os países e reiterou o seu apoio nos fóruns multilaterais. Na frente bilateral, ambos apontaram a necessidade de melhorar a cooperação entre as empresas.
Por sua vez, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, afirmou que a Etiópia é um actor-chave no sistema multilateral e reiterou o compromisso de fortalecer os laços entre ambas as partes.
Guterres, durante uma reunião com Mekonnen, disse sentir profunda solidariedade com o povo etíope ao recordar os seus dias na Agência para os Refugiados da organização multilateral. Desejo ao país africano todo o sucesso na abordagem dos seus desafios socioeconómicos.
ro/rmn/ml