Durante a reunião, realizada na véspera, ambas as partes abordaram o apoio da ONU ao processo de eleições gerais na RDC e as medidas adotadas para enfrentar a ameaça representada por grupos armados no leste do país e na região, disse um porta-voz. para o secretário-geral.
Guterres reiterou também o compromisso de trabalhar com as autoridades congolesas para conseguir uma retirada acelerada e ordenada da Missão das Nações Unidas para a Estabilização na RDC (Monusco), e destacou o trabalho regional da nação africana em relação ao clima e à biodiversidade.
Também esta sexta-feira, o presidente congolês conversou com o subsecretário de Estado norte-americano para o Crescimento Económico, Energia e Ambiente, José W. Fernández.
Segundo o relato X da Presidência congolesa, a conversa incidiu sobre a aplicação do memorando de entendimento assinado entre Kinshasa, a Zâmbia e os Estados Unidos para a produção de precursores de baterias na RDC e o tratamento local de minerais estratégicos.
Fernández aproveitou a ocasião para reiterar o apoio de Washington à restauração da paz e da estabilidade no país, segundo mensagens publicadas na rede social.
ro/kmg