Logo após sua chegada, Lazo e sua delegação realizaram uma reunião fraterna com líderes e membros da União das Organizações de Amizade do Vietnã e da Associação de Amizade Vietnã-Cuba.
Durante o diálogo, o membro do Bureau Político do Partido Comunista de Cuba e presidente do Conselho de Estado disse estar emocionado com essa visita, que também ocorre no contexto da celebração do 60º aniversário da criação do Comitê Cubano de Solidariedade com o Vietnã do Sul.
Sempre que volto ao Vietnã, sinto um profundo orgulho de sua história heroica e de seu enorme progresso; mas fazer isso hoje, no contexto desses aniversários, é realmente emocionante”, enfatizou Lazo, de acordo com o site do parlamento cubano.
Em seu primeiro dia na capital, o chefe do legislativo também se reuniu com membros da missão estatal cubana na nação indochinesa.
De acordo com o programa preliminar da visita, que durará até quinta-feira, Lazo e sua comitiva serão recebidos pelo presidente do Vietnã, Vo Van Thuong, na segunda-feira, antes de viajar para a província de Quang Binh.
Lá, eles depositarão uma coroa de flores no monumento erguido em homenagem ao Comandante-em-Chefe Fidel Castro, visitarão o Hospital da Amizade Vietnã-Cuba e se reunirão com autoridades locais.
Na terça-feira, a delegação irá ao Paralelo 17 e depois visitará o local da antiga sede do Governo Provisório do Vietnã do Sul na província de Quang Tri. Em seguida, plantarão uma árvore no Parque Fidel Castro, antes de participarem da cerimônia comemorativa central.
Lazo e seus companheiros retornarão a essa cidade na próxima quarta-feira para fazer uma visita de cortesia ao Secretário Geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyen Phu Trong, e conversar com seu colega Vuong Dinh Hue.
A primeira visita do Comandante-em-Chefe ao Vietnã ocorreu de 12 a 17 de setembro de 1973 e fez dele o primeiro e único líder mundial a chegar aos territórios recém-libertados do sul do país no auge da guerra.
Como escreveu o ex-vice-ministro permanente de Relações Exteriores, Nguyen Dinh Hue, durante aqueles dias Fidel Castro “refletiu de forma sincera, concreta e vívida seu amor fervoroso pelo povo vietnamita em cada uma de suas atividades, em suas palavras, em seus gestos, em seu olhar e em seus abraços”.
oda/mpm/mb