ará o drama de animação Os Camponeses como Melhor Longa-metragem Intenacional na 96ª edição dos Prémios Oscar 2024, foi anunciado hoje.
A escolha dos nomeados do país para o prémio da Academia norte-americana foi feita na segunda-feira por um comité de seleção, supervisionado pelo Instituto Polaco de Cinema.
Passado no final do século XIX, Os Camponeses é realizado por Dorota Kobiela e Hugh Welchman, e é baseado no romance Chlopi, de Władysław Reymont, relata o Deadline.
A dupla co-escreveu a adaptação cinematográfica do romance clássico de 1905 com o mesmo nome do escritor vencedor do Prémio Nobel de 1924, Reymont, sobre uma jovem mulher determinada a forjar o seu próprio caminho dentro dos limites de uma aldeia polaca.
Conta a história de uma camponesa que, apesar do seu amor pelo filho, é obrigada a casar com um camponês rico muito mais velho do que ela.
Ao anunciar a escolha do candidato ao Óscar, a produtora Ewa Puszczyńska, que presidiu ao comité, disse que as deliberações foram difíceis e que a decisão foi tomada com quatro votos a favor e dois contra.
Este ano, os filmes polacos foram muito votados, com outros potenciais concorrentes, incluindo o drama sobre imigrantes Green Border, de Agnieszka Holland, e o transgénero Woman Of, dos realizadores Malgorzata Szumowska e Michal Englerts.
Puszczyńska disse que os votos recaíram sobre The Peasants devido à forma como os co-realizadores ultrapassaram os limites da animação.
Foi ainda revelado que o filme irá também competir na categoria de Melhor Animação na mais famosa competição da chamada Sétima Arte.
npg/dla/glmv