Os planos para instalar uma brigada “robusta” serão concluídos até essa data, disse Pistorius, que está em uma visita ao país báltico.
A infraestrutura necessária, incluindo quartéis e áreas de treinamento, além de instalações como escolas e acomodações para dependentes civis que acompanham a brigada, deve ser concluída antes da chegada dos soldados, acrescentou.
Por sua vez, as autoridades letãs disseram que tomariam todas as medidas necessárias para acomodar a brigada alemã.
O ministro alemão compareceu à imprensa ao lado de seu colega letão Andris SprÅ”ds e previu mais exercícios militares nos estados bálticos no próximo ano envolvendo seu exército e outros membros da OTAN.
A visita e as declarações de Pistorius e de seu colega letão ocorrem em meio a questionamentos dentro da União Europeia (UE) sobre o fracasso das sanções impostas à Rússia após seu posicionamento militar no Donbass em fevereiro de 2022.
A ineficácia das sanções contra Moscou revelou críticas a esses mecanismos e levou a um número crescente de vozes que pedem diálogo para resolver um conflito que transcende até mesmo as fronteiras europeias.
ro/ehl/bm