O evento, que se realizará nos dias 11 e 12 de outubro, será subordinado ao tema “A saúde mental é um direito humano universal” e tem por objetivo sensibilizar e incentivar mudanças positivas, informou o Jamaica Gleaner.
Segundo a fonte, o evento fornecerá perspectivas baseadas em provas sobre os problemas de saúde mental das crianças e dos adolescentes, nomeadamente a sua incapacidade de aceder aos serviços de saúde e ao apoio psicossocial, bem como gerará debates sobre possíveis soluções, recursos necessários e o caminho a seguir.
A cimeira visa igualmente sensibilizar o público para as questões transversais a este aspeto dos cuidados de saúde que afectam os jovens, e envolver os funcionários na discussão das lacunas nos cuidados atualmente disponíveis e das principais acções necessárias.
De acordo com a UNICEF Jamaica, o stress e a ansiedade causados pelo impacto da Covid-19 afectaram a saúde mental dos adolescentes e jovens.
Um estudo sobre o impacto socioeconómico da pandemia, realizado pela entidade das Nações Unidas e pelo Caribbean Policy Research Institute em 2020, mostrou que a maioria dos agregados familiares relatou aumentos nos níveis de aborrecimento, frustração, ansiedade e medo das crianças.
mem/ifs/glmv