5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Comunes colombianos rejeitam assédio dos EUA a Cuba

Comunes colombianos rejeitam assédio dos EUA a Cuba

Bogotá, 25 set (Prensa Latina) O partido Comunes, da Colômbia, afirmou hoje que o ataque terrorista contra a embaixada de Cuba em Washington é parte do assédio permanente dirigido pelo governo estadunidense ao país antilhano.

Num comunicado, assegurou que esta atitude inclui o endurecimento de medidas políticas e económicas unilaterais, o bloqueio, a propaganda falsa e a estigmatização.

Tudo isto encoraja a extrema-direita norte-americana, em aliança com grupos anti-cubanos, a produzir este tipo de actos criminosos contra um país solidário com as causas justas da humanidade, sublinhou o coletivo nascido do Acordo de Paz entre o Estado colombiano e as extintas FARC-EP, alcançado em Havana em 2016.

Desde o Partido Comunes, repudiamos veementemente esta ação bárbara e exigimos que o governo dos Estados Unidos dê todas as garantias ao corpo e à sede diplomática de Cuba em território norte-americano”, sublinhou.

Exigiu também investigações, esclarecimentos sobre o sucedido, punição dos responsáveis e prioridade ao diálogo com o governo de Havana para levantar o bloqueio contra o povo irmão de Cuba, país que descreve como a Ilha da Liberdade.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros de Cuba, Bruno Rodríguez, denunciou ontem à noite que a Embaixada de Cuba nos Estados Unidos foi alvo de um ataque terrorista por parte de um indivíduo que lançou dois cocktails Molotov.

Recordou que este não é o primeiro ataque contra a embaixada cubana naquela nação, referindo-se ao evento ocorrido em abril de 2020, quando um homem disparou contra o edifício com uma espingarda de assalto, causando danos materiais, sem ser julgado pelo ato.

Da mesma forma, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, expressou que “ontem à noite, mais uma vez, o ódio lançou um ataque terrorista contra nossa embaixada em Washington, em um ato de violência e impotência que poderia ter custado vidas valiosas.

Denunciamo-lo e esperamos que as autoridades norte-americanas actuem”.

Cuba sofreu centenas de agressões contra as suas representações e delegações no estrangeiro e foram documentados 581 atentados, um número que foi exposto na Sala CIA do Memorial da Denúncia em Havana, um número que foi ultrapassado por este novo acontecimento.

npg/otf/glmv

ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES