O coordenador nacional do CDR, Gerardo Hernández, declarou que o encontro analisará os problemas da organização com uma abordagem renovadora e planejará ações que contribuam para o país no contexto atual.
O Herói da República de Cuba também espera que do evento surjam iniciativas para apoiar a nação caribenha em questões econômicas como a poupança de portadores de energia, a produção de alimentos, o controle popular e um maior enfrentamento às ações criminosas.
Além disso, conseguir um aumento no intercâmbio com a população e uma maior motivação dos jovens para as tarefas do CDR.
O Congresso, que se realizará nesta capital, abordará a política de quadros da organização, a vigilância revolucionária, o trabalho preventivo, o trabalho ideológico e o cuidado de crianças, adolescentes e jovens.
O evento contará com a presença de 480 delegados e 120 convidados de todas as províncias cubanas, que anteriormente empreenderam um forte movimento de massas para fortalecer e revitalizar a organização.
Um dia após o encerramento do evento, terá lugar o encontro anual da Frente Continental de Organizações Comunitárias, no qual participarão ativistas de cerca de 12 países.
jf/mks/ls