Esta foi precisamente uma das razões que afectou o preço do ouro negro durante a semana anterior, comentaram os operadores deste mercado.
Os preços caíram durante esse período, depois de a Reserva Federal dos EUA (Fed) ter abalado os mercados financeiros mundiais e suscitado preocupações quanto à procura de petróleo, após ter dado a entender uma política agressiva de subida das taxas de juro antes do final do ano.
Os analistas concordam que essa possibilidade foi uma das causas que quebrou um rally de mais de 10 porcento que vinha sendo construído há três semanas, depois que a Arábia Saudita e a Rússia limitaram a oferta ao estender os cortes de produção até o final do ano.
Entretanto, neste mercado, os contratos de futuros de gás natural com data de entrega em novembro ganharam dois cêntimos para 2,90 dólares, na segunda-feira.
Por outro lado, a gasolina para entrega no mesmo mês perdeu 8 cêntimos e terminou o dia a 2,50 dólares por galão.
Do outro lado do Atlântico, no mercado londrino, o petróleo bruto Brent do Mar do Norte fechou a 93,29 dólares, mais 3 cêntimos, ou seja, 0,03 porcento.
Os especialistas não excluem que os preços do WTI e do Brent, os crudes de referência nos seus respectivos mercados, possam voltar a atingir os 100 dólares por barril, se a perspetiva de aumento da procura e de uma oferta restrita se mantiver.
npg/rs/glmv