Da mesma forma, o SGR lamentou a morte de um bombeiro de Lojano, que passou quatro dias em tratamento intensivo após apagar vários incêndios florestais na região interandina.
Enquanto isso, outros mil hectares de vegetação foram consumidos pelo fogo na cidade de La Esperanza, na província de Carchi. Os trabalhos de sufocamento e liquidação na área continuam até hoje.
A intensidade e o aumento dos incêndios florestais após a chegada do verão no país estão criando tensão e pânico entre os cidadãos da nação sul-americana.
O Instituto de Meteorologia e Hidrologia (Inamhi) alertou recentemente que a nova estação climática cria condições favoráveis para a ocorrência de incêndios florestais.
De acordo com a instituição, as províncias da Serra e o sul da costa estarão expostas a uma ameaça maior devido às altas temperaturas, ao baixo teor de umidade na atmosfera, à baixa cobertura de nuvens, bem como ao aumento da velocidade do vento e da radiação ultravioleta.
Por esse motivo, a Inamhi recomendou evitar a queima de resíduos florestais, lixo ou acender fogueiras em áreas favoráveis a incêndios.
mem/nta/bm