5 de November de 2024
nombre generico prensa latina

notícia

nombre generico prensa latina
Bandera portugal
Edição Portuguesa

NOTICIAS

Venezuelanos ratificaram apoio Nicolás Maduro e à defesa de Essequibo

Venezuelanos ratificaram apoio Nicolás Maduro e à defesa de Essequibo

Caracas, 26 set (Prensa Latina) Milhares de venezuelanos reunidos pelo Partido Socialista Unido (PSUV) manifestaram hoje seu apoio ao governo de Nicolás Maduro e à defesa do território de Essequibo, em disputa com a Guiana.

Numa marcha compacta, trabalhadores, militantes do PSUV e povo em geral caminharam pelas avenidas centrais desta capital até a sede da vice-presidência da República, onde a vice-presidente Delcy Rodríguez rejeitou as ações intervencionistas contra a Revolução Bolivariana.

O ministro da Economia, Planeamento e Comércio Externo agradeceu também a celebração da marcha porque é um apoio ao Presidente Nicolás Maduro, na rejeição das sanções contra o país e afirmou que estas devem ser levantadas porque são ilegais perante o direito internacional.

Rodríguez também agradeceu ao povo o “grande apoio” em defesa da “nossa terra sagrada de Essequibo” e destacou que ninguém nos deu esse território, mas sim que lutaram por ele, forjaram-no e continuamos a defendê-lo dia após dia.

Denunciou que os impérios de ontem são iguais aos de hoje, que usaram as transnacionais de petróleo e gás como instrumentos e subordinados.

A desapropriação de terras não lhes bastou, mas também vão para o território marítimo, que ainda não foi delimitado, disse o vice-presidente em referência à disputa histórica da Venezuela com a vizinha Guiana.

O vice-presidente executivo destacou que os trabalhadores causaram um prejuízo histórico ao derrotar as medidas coercivas unilaterais e o bloqueio, e reconheceu-os como o “escudo mais importante” do país porque nunca desistiram e têm fé no futuro. O povo venezuelano sindical se levantou para dizer a Washington e ao Ocidente que com a Venezuela “não conseguirão”, não passarão com a classe trabalhadora que, de cabeça erguida, acompanha o presidente.

Sobre o apelo dos sectores extremistas da oposição para que os alunos não frequentem as salas de aula no início do ano letivo, Rodríguez afirmou que “com os trabalhadores dizemos-lhes que vamos às aulas” e felicitou os professores por ratificarem o seu compromisso com o ensino.

A direção da Central Socialista Operária Bolivariana entregou ao vice-presidente um documento no qual ratificava a unidade do sindicato junto com o presidente Nicolás Maduro.

Durante a mobilização, os trabalhadores do setor petrolífero expressaram que Essequibo é nosso e os venezuelanos “irão defendê-lo até com as nossas vidas”, juntos na defesa do nosso país, afirmaram.

Aqui estão as pessoas que defenderão o território de Essequibo através do referendo consultivo, disse um cimenteiro, em referência ao apelo constitucional aprovado por unanimidade na Assembleia Nacional (parlamento) na quinta-feira passada.

rgh/jcd/ls

minuto por minuto
NOTAS RELACIONADAS
ÚLTIMO MINUTO
Logo Horizontal Prensa LAtina

© 2016-2021 Prensa Latina
Agência Latino-americana de Notícias

Rádio – Publicações – Vídeos – Notícias a cada minuto.
Todos os Rigts Reservados.

Rua E No 454, Vedado, Havana, Cuba.
Telefones: (+53) 7 838 3496, (+53) 7 838 3497, (+53) 7 838 3498, (+53) 7 838 3499
Prensa Latina © 2021.

EDICIONES