Um grupo de autores equatorianos e organizadores do encontro internacional Poesia no Paralelo Zero viajará na próxima semana à capital da ilha para entregar o prêmio.
Durante um encontro na noite de terça-feira, o embaixador cubano Basilio Gutiérrez expressou satisfação com o motivo do encontro, homenagear Silvio Rodríguez, um dos maiores expoentes da poesia da nação antilhana, junto com José Martí e Nicolás Guillén.
O diplomata destacou também como a cultura, e em particular a arte, têm contribuído para o fortalecimento das relações entre Cuba e o Equador.
A música do cantor e compositor cubano e, claro, sua poesia, animaram o encontro que serviu de despedida ao grupo que irá a Havana para receber o prêmio honorário e apresentar o livro “Cartas de Silvio”, que reúne mais de 150 músicas do autor.
A antologia, da El Angel Editor, tem prólogo de Galo Mora e Xavier Oquendo, diretor do festival Poesía en Paralelo Cero, que este ano celebrará em novembro a sua décima quinta edição.
Oquendo destacou a influência do cantor e trovador na música latino-americana e considerou-o o grande cultivador da poesia popular em língua espanhola.
Em entrevista à Prensa Latina a propósito do anúncio do prémio, o arquiteto principal de Paralelo Cero disse que durante a sua estadia na capital da ilha farão leituras na sede da União de Escritores e Artistas de Cuba e na Casa de las Américas .
Vamos registrar essas atividades e outras com o trovador e depois, em novembro, quando começar o encontro em Quito, projetaremos o audiovisual, assim levaremos Silvio para meio mundo, disse Oquendo.
Nas comemorações da 15ª edição do festival, em novembro, participarão cerca de 100 escritores daquele género literário, virtual e presencialmente.
oda/avr / fav