O chamado Yaogan 33D foi transportado por um foguete transportador Longa Marcha 4C que decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no deserto de Gobi, no norte do país.
Esses tipos de satélites têm entre seus objetivos observar, inspecionar e medir objetos em terra ou no mar, bem como monitorar o clima.
Segundo a empresa, o Yaogan 33D tem entre seus objetivos específicos a obtenção de dados para pesquisas científicas, mapeamento de recursos terrestres e marinhos, estimativa de rendimento agrícola e prevenção e mitigação de desastres.
Segundo a agência de notícias Xinhua, a família Yaogan constitui a maior frota de naves espaciais de detecção remota da China e os seus dados são amplamente utilizados pelos governos, pelo setor de serviços públicos e pelas empresas.
No caso da Longa Marcha 4C, trata-se de um dispositivo capaz de transportar satélites com peso combinado de três toneladas e colocá-los em órbita sincronizada com o Sol, 700 quilômetros acima da Terra.
Esta foi a 45ª missão de lançamento de foguetes da China em 2023 e o 489º voo da família de foguetes Longa Marcha, a principal frota de veículos de lançamento do país.
Entre os marcos da carreira espacial do CBeijing estão o rover que chegou à parte oculta da Lua, a construção da sua estação espacial Tiangong e o lançamento constante de satélites, entre os mais notáveis os destinados ao sistema de navegação Beidu.
oda/idm / fav