Uma reunião de parceiros liderada por Andrés Allamand, secretário-geral ibero-americano (Segib), e Núria Vilanova, presidente do Ceapi, sublinhou que a reaproximação mais intensa dos últimos meses se baseia na apropriação semestral da Espanha na União Europeia (UE).
Allamand apresentou a sua visão sobre a realidade da relação nos dois lados do Atlântico, destacando um duplo caminho incipiente: da Europa à América Latina e da América Latina, de mãos dadas com as chamadas multilatinas, à Europa.
Ele acredita que no limiar do relançamento dos laços entre as duas regiões e com o destaque da Espanha como presidente interino da UE, serão abordados aspectos geopolíticos, estratégicos, comerciais e de investimento.
“A Europa e a América Latina precisam uma da outra, não apenas para defender valores comuns na arena internacional, mas para aproveitar múltiplas oportunidades, entre outras, nas áreas de digitalização, energia limpa e infraestrutura, todas elas propensas a alianças público-privadas”. O secretário da Segib valorizou.
Por sua vez, Núria Vilanova referiu-se à importância capital da cooperação entre países e empresas da Comunidade Ibero-Americana e também do fortalecimento dos laços entre empresas da América Latina, Europa e Estados Unidos.
“Na semana passada tive a oportunidade de viajar a Nova Iorque no âmbito da 78ª Assembleia Geral da ONU e não poderia estar mais de acordo com as conclusões a que chegaram os ministros da região. Reforçar a cooperação entre os países ibero-americanos é essencial”, afirmou. observação.
Para isso, é fundamental que continuemos promovendo o trabalho conjunto entre instituições e empreendedores, como promovemos no Ceapi. São dois atores essenciais para alcançar a mudança que queremos, acrescentou Vilanova.
Até à próxima XXIX Cimeira Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, que se realizará em Quito no próximo mês de novembro, continuaremos a trabalhar e a promover estes valores que partilhamos e defendemos igualmente, afirmou.
A presidente do Ceapi aproveitou para anunciar o VII Congresso Ibero-americano da instituição que lidera para presidentes de Empresas e Famílias Empresárias, de 17 a 19 de junho de 2024 em Cartagena de Indias, Colômbia.
oda/ft / fav