Anunciados na quinta-feira, os prêmios complementam as principais categorias do evento, que vai até sábado, dia 30, e inclui as competições do Concha de Ouro (prêmio principal), Horizontes Latinos e Perlak (prêmio do público).
O prêmio WIP LATAM Industry Award foi para Los domingos mueren más personas, de Iair Said (Argentina), assim como o Egeda Platinum.
Os prêmios do XII Fórum de Co-Produção Europa-América Latina foram para Todo esto eran mangas, de Daniela Abad Lombana (Itália) e a participação da Colômbia na produção.
Enquanto isso, a distinção DALE! (DEVELOPMENT LATIN AMERICA-EUROPE) foi para Little war, da argentina Bárbara Sarasola-Day, com o apoio da Holanda.
O prêmio WIP Europe Industry Award foi para Mannequins, de Michael Fetter Nathansky (Alemanha), enquanto o prêmio Artekino International Award foi para Los días libres, da argentina Lucila Mariani, em uma coprodução com o Brasil.
O prêmio ELAMEDIA Euskadi de pós-produção foi para After the Night, de Naomi Pacifique (Suíça-Holanda), e o prêmio Ibaia de documentários foi para Yo Terrateniente, de Rodrigo Dermijian (Espanha-Argentina).
Na categoria documentário, Pulso, de Victoria Alvares e Quentin Delaroche (Brasil), ganhou o prêmio Ibaia-Elkargi.
jf/ft/bm