Em sua conta na rede social X, afirmou que “o bloqueio reforçado busca isso, mas o socialismo é planejamento, participação e pessoas no poder. Todos os problemas terão uma resposta”.
No dia anterior, o ministro de Energia e Minas, Vicente de la O Levy, explicou em rede nacional de televisão que a disponibilidade de combustíveis no país é complexa devido ao não cumprimento de compromissos por parte de alguns fornecedores, situação que, segundo ele, deve se estabilizar no próximo mês.
Ele explicou que a situação atual é influenciada pelo fato de que a compra de petróleo bruto é realizada quase diariamente, o que gera problemas no fornecimento, e também o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos limita o financiamento e a chegada dos combustíveis necessários à ilha.
Falando no programa de rádio Mesa Redonda, o ministro da Economia e Planejamento, Alejandro Gil, explicou as medidas adotadas pelo governo para lidar com essa situação, incluindo economias em todos os setores, “o que não significa paralisar a economia, mas sim estabelecer prioridades”.
Ele também explicou que essas disposições estão concentradas em minimizar os efeitos sobre a população e a economia e, para isso, as condições de cada território estão sendo constantemente avaliadas com as autoridades.
Gil ressaltou que é necessário trabalhar com disciplina diante desse cenário, ao mesmo tempo em que pediu à população que confie no governo, que está trabalhando, a partir de sua concepção socialista, para fornecer soluções para os principais problemas da economia.
ro/evm/mb