O incidente ocorreu na cidade de Bulo Burte, na região central de Hiiraan, no país, e é atribuído ao grupo islâmico Al Shabaab.
O carro-bomba teria explodido em um mercado local, causando grandes danos materiais, e teme-se que o número de mortos possa aumentar nas próximas horas. O Al Shabaab teria reivindicado a responsabilidade pelos ataques.
Por outro lado, soube-se que os países que participam da Missão de Transição da União Africana na Somália (Atmis) adiarão a retirada dessas tropas da Somália, onde estão colaborando na luta contra o grupo islâmico Al Shabaab, a pedido do governo de Mogadíscio.
Observadores políticos lembram na sexta-feira que a retirada das tropas de Atmis coincidiu com a intensificação das operações do exército somali contra o Al Shabab, depois que o presidente do país, Hassan Sheikh Mohamud, declarou uma guerra total contra esses grupos radicais em agosto de 2022.
O Al Shabaab está presente nas áreas rurais do centro e do sul da Somália, mas também ataca países vizinhos, como o Quênia e a Etiópia.
jha/fvt/bm