Em sua décima edição, o evento rendeu aos filmes iranianos 48 Horas, do diretor Azadeh Moussavi (2022), o prêmio de melhor curta-metragem, e The Town, do diretor Ali Hazrati (2022), um reconhecimento especial do júri.
A Alemanha venceu na seção de animação com o drama Rest in Peace (Descanse em Paz) de Antoine Antabi (2022) e no documentário Dear Memories (Queridas Memórias) de Nahuel López (2022),
O filme Mountain Onion, do diretor cazaque Eldar Shibanov (2022), foi o melhor longa-metragem; Enquanto isso, VHS Tape Replaced, da empresa saudita Maha Al-Saati, ganhou o outro prêmio do júri.
Concebido para melhorar a imagem e o patrimônio cultural da cidade, o festival mostrou ao público durante esta semana cerca de 60 filmes de mais de 15 países de todos os continentes.
Fundada em 2014, sua versão “Diez de Oro” convocou os libaneses Takla Chamoun (atriz), Simon El Habre (produtor) e Jana Wehbe (diretora) como júris de longas-metragens; enquanto Manal Issa, Brahim Samaha e Ely Dagher decidiram na seção de melhor curta-metragem.
Além das exibições de filmes, o fórum especializado, que durou três dias, presenciou uma série de debates sobre temas como cinema, crítica e atuação.
As oficinas contaram com a participação de especialistas do Líbano e do mundo árabe; além de reunir cineastas estrangeiros e estudantes de universidades locais.
mem/yma/hb