Esta nova edição contará com uma presença significativa de intérpretes espanhóis e incluirá na sua programação, a par da habitual música de Mozart, diversos repertórios de autores peninsulares, informaram recentemente em conferência de imprensa.
A inauguração está marcada para este domingo, às 20h00, hora local, no Oratório San Felipe Neri, com a atuação do pianista espanhol Javier Negrín e da Orquestra Liceu Mozartiano de Havana, que interpretarão obras do austríaco e do compositor hispano-cubano Julián Orbón.
É enriquecedor e me inspira muito visitar esta cidade, para mim é uma honra tocar em Cuba, disse Negrín no encontro.
Os destaques desta ocasião são a homenagem à pianista Alicia de Larrocha por parte de Javier Negrín no dia 3 de outubro e a apresentação no dia seguinte do grupo espanhol Harmonía del Parnàs juntamente com o Coro Exaudi de Havana, na Catedral SMI de Havana.
Atividades às quais se soma o concerto de encerramento, agendado para o dia 7 de outubro, às 18h00, hora local, na Basílica Menor do Convento de São Francisco de Asís, momento para desfrutar do clarinetista José E. Rodríguez e da Orquestra do Liceu Mozart.
Ao longo da semana se apresentarão solistas e grupos renomados locais, como a pianista Lianne Vega, o Trio Dulcian e o Quinteto Ventus Habana, além de apresentações de novos intérpretes.
No dia 4 de outubro, os jovens cubanos Ramsés Campos e Malva Rodríguez se juntarão à holandesa Alexandra Kaptein num espetáculo que celebrará o 29º aniversário da Basílica Menor do Convento de São Francisco de Asís.
Os protagonistas interpretarão música para piano do compositor cubano-holandês Hubert de Blanck, fruto de um projeto de colaboração entre o Liceu, a Embaixada da Holanda e o Museu Nacional da Música.
Rodríguez agradeceu aos organizadores o convite, ao mesmo tempo que descreveu o prestigiado compositor como sensível, com quem se relaciona muito.
Voltado aos mais pequenos, será realizado um concerto protagonizado pelos alunos do Centro Sinfônico Infantil, projeto comunitário liderado pelas professoras María Verdecia e Yisel Amoros.
Paralelamente aos concertos e no âmbito das atividades educativas do festival, o pianista Javier Negrín e os músicos da Harmonia del Parnás oferecerão duas master classes para abordar as tonalidades do seu repertório.
O evento é organizado pelo Gabinete do Historiador de Havana, pelo Liceu Mozartiano e pela Fundação Mozarteum de Salzburgo.
Com o apoio de outras instituições como a Universidade das Artes e o Centro Nacional de Música de Concerto, o evento realiza-se este ano em coprodução com o Centro Nacional de Difusão Musical de Espanha (CNDM) e com a colaboração da Associação Espanhola Agência de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. Esta coprodução faz parte dos circuitos internacionais do CNDM e conta também com o apoio do Departamento Cultural da Embaixada da Espanha em Cuba.
mem/amr/hb