Segundo um relatório publicado pelo Instituto Superior de Saúde (ISS), este ano ocorreram até à data 17 mortes em consequência da Febre do Nilo Ocidental, localizada em três regiões do norte do país, oito delas na Lombardia, cinco em Piemonte e outras quatro em Emilia Romagna.
A circulação do vírus já atinge 52 províncias das regiões de Piemonte, Lombardia, Veneto, Friuli Venezia Giulia, Ligúria, Emilia Romagna, Apúlia, Basilicata, Sicília e Sardenha.
Quanto aos casos da forma neuroinvasiva, 53 foram registrados na Lombardia, 52 na Emilia Romagna, 32 no Piemonte, 18 no Veneto, quatro na Apúlia e três na Sardenha, enquanto a Ligúria e a Sicília registraram um, aos quais se somam dois casos importados, da Hungria e França, respectivamente.
A circulação do vírus do Nilo Ocidental na Itália foi confirmada pela presença em mosquitos e aves desde Maio de 2023, o que obrigou a ativar medidas de prevenção, enquanto o primeiro caso humano infectado nesta temporada foi notificado em Julho na província de Parma, no norte província de Emília Romagna.
mem/ort/hb