Muizzu, do Partido Progressista das Maldivas e do Congresso Nacional do Povo (PPM-PNC) enfrentou o presidente em exercício Ibrahim Mohamed Solih nas eleições realizadas na véspera onde mais de 282 mil pessoas foram chamadas a participar.
De acordo com os resultados preliminares, o candidato do PPM-PNC venceu a disputa eleitoral por uma diferença de mais de 18 mil votos, recebendo 126.160, enquanto Solih obteve 107.444.
Após o anúncio oficial da Comissão Eleitoral, Muizzu emitiu uma mensagem de conciliação nacional e apelou à unidade, enfatizando a importância de priorizar a nação sobre os interesses pessoais.
Em conferência de imprensa, apelou à não realização de qualquer tipo de ato que perturbe a paz e apelou à manutenção do bom comportamento e o caráter mesmo enquanto celebramos o sucesso.
Em publicação na plataforma X, antigo twitter, ele também apreciou o trabalho dos membros do seu grupo político, o Partido Democrático das Maldivas, pelo seu trabalho na sua campanha e dos cidadãos que votaram nele.
Doutor em engenharia civil, Muizzu tem vasta experiência política com cargos como Ministro da Habitação durante sete anos e prefeito da cidade de Malé, a capital, eleito por esmagadora maioria em 2021, entre outros cargos.
Na primeira volta das eleições realizadas em 9 de setembro e em que participaram oito candidatos, Muizzu obteve o maior número de votos, com 46%, e Solih concentrou 39%.
mem/lrd/hb