Segundo um comunicado da CENI, de um total de 49.552 candidaturas recebidas, 49.209 foram admissíveis, das quais 72 por cento correspondem a homens.
A maioria das propostas (35.264) provém de grupos políticos, seguidos pelas apresentadas em nome de partidos políticos e, em menor medida, de independentes.
Após esta etapa, corresponde a apresentação e tramitação dos recursos contra a lista de candidatos nos tribunais de recurso, processo agendado até 14 de outubro.
Segundo a CENI, de 15 a 21 do mesmo mês os tribunais de recurso notificarão estas oposições, a que se seguirá o exame das resoluções e a publicação da lista final de candidatos a deputados provinciais, prevista para 29 de outubro de 2023.
No que diz respeito à corrida à presidência, continua a apresentação de candidatos, entre os quais já se encontra o do atual presidente, Félix Tshisekedi, e o do presidente do Movimento Progressista Lumumbista, Franck Diongo.
Outros nomes que estarão na licitação serão Adolphe Muzito, do partido Nouvel Elan; Martin Fayulu Madidi, pela coalizão Lamuka; Mutamba Constante, coordenador da Dinâmica Revolucionária Progressista; e Radjabho Tebabho, presidente do partido Congolês Unido pela Mudança, entre outros.
ode/kmg/hb